segunda-feira, 11 de julho de 2011

nintendo wii.ainda tem vida!(fonte:nintendo blast)

E aí, Wii?


O console que ditou as regras da atual geração está enfrentando alguns problemas. Fãs “graficalistas” clamam para a Nintendo lançar uma versão HD do Wii, mas a empresa já afirmou que não pretende disponibilizar o console em alta definição. Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, disse em entrevista à revista americana Forbes que a empresa não vê a tecnologia como um fim, mas como uma ponte para a criação de grandes experiências. Ainda segundo ele, “sob o ponto de vista de hardware, estamos sempre olhando para as novas tecnologias. Mas, no fim, temos que encontrar uma maneira de fazer com que esta tecnologia crie uma experiência nova e única. Assim, quando pessoas falam sobre alta definição no Wii, dizemos que isso por si só não criará uma experiência nova. Portanto, não estamos interessados. Temos é que mirar em experiências inéditas capazes de balançar a indústria. A tecnologia precisa possibilitar isso, e não apenas ser nosso objetivo.” E ele tem razão, pois quando foi lançado, a proposta do Wii era a interação na jogabilidade e não no visual. Era mais do que previsível que com o passar do tempo, os gráficos se tornariam “ultrapassados” e não é uma opção HD que vai mudar a situação.


Mas a Big N está sabendo enfrentar esse desafio no visual em seus jogos: Kirby’s Epic Yarn ditou uma nova moda para a bolota rosa, com detalhes de costuras esplêndidos; Donkey Kong Country Returns com seus cenários variados mostrou que a Retro Studios incorporou a alma 2D da Nintendo e o tão aguardado Zelda: Skyward Sword promete impressionar no visual inspirado em Cézanne. Até mesmo empresas terceirizadas capricharam, como por exemplo, a Sega, que fez brilhar o console branco e a estrela de Sonic em Colors.

DKCR kirby

Se o diferencial nos gráficos está sendo muito bem executado, o futuro é incerto no quesito que a própria Nintendo inovou no mercado de entretenimento digital: movimentação. O avanço da concorrência com o Move, da Sony, e especialmente com o Kinect, da Microsoft, deixaram a tecnologia do Wii para trás e já iniciaram as especulações sobre o Wii 2. Satoru Iwata, o chefão da Big N, afirmou que “sempre que lançam um hardware, já estão pensando no sucessor. Porém, há uma grande diferença entre estudar o produto e anunciar o que é e quando será lançado. Ao mesmo tempo, é de grande importância para nossos negócios surpreender positivamente as pessoas. Você ficará surpreso com o nosso produto final se nós dissermos que ele está 3 anos adiantado?” Ele ainda disse que “infelizmente, a história do entretenimento também é a história de imitação. Uma grande ideia será copiada a menos que esteja protegida por patentes.” Se depender da regra de mercado de que um console dura 5 anos, ainda teremos que esperar até 2012 pelo próximo console. Provavelmente você se esqueceu de parabenizar seu console no mês passado pelos 4 anos de vida, mas como apagar velinhas para um eletrônico é coisa de doido, vamos deixar passar essa.

Enquanto o Wii é a realidade no mundo da Nintendo, espera-se uma maior utilização dos acessórios para, ao menos, competir com os concorrentes. Se pararmos para analisar, a Balance Board e até mesmo o MotionPlus não estão sendo muito utilizados e com o lançamento do Wii Remote Plus – o controle com a tecnologia do MotionPlus inclusa –, a Big N poderia incentivar outras empresas a usarem o controle para não ficarmos apenas com chacoalhões e inclinações. O recente acessório uDraw Tablet, desenvolvido pela THQ, trouxe uma ar de inovação para a caixa branca nintendista, mas tomara que a desenvolvedora seja amigável e permita que outras produtoras desfrutem do acessório.

wiiremoteplus udraw

Em relação aos games, há uma incerteza no ar. Note que a Nintendo já explorou suas principais franquias (Samus já metralhou inimigos em Metroid Prime 3 e em Other M; e Mario viajou duas vezes para o espaço) e em 2011, Skyward Sword encerrará a era Zelda no Wii. Possivelmente, Pikmin 3 apareça na Tokio Game Show, mas por enquanto, por parte da gigante japonesa não há mais promessas para o ano novo e então, o destaque fica para as desenvolvedoras terceirizadas. The Last Story, Lost in Shadow, The Conduit 2, Fatal Frame 2, The Blob 2 e Inazuma Eleven Strikes são alguns bons exemplos, mas ainda é muito pouco para o console de mesa líder de mercado. Vale ressaltar que todos foram anunciados para, no máximo, o primeiro trimestre do ano e você pode ver os principais detalhes desses games logo abaixo.

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O serviço online do Wii também não anda bem. O Virtual Console não teve muitas novidades nos últimos meses e o WiiWare, apesar de não haver um grande apoio e divulgação da Nintendo, trouxe ótimos jogos, como Sonic The Hedgehog 4, And Yet It Moves, Fluidity, Cave Story, Gods vs Humans e Nelson Tethers: Puzzle Agent. Apesar de ter se esforçado em games com excelentes modos online, a exemplo de Monster Hunter Tri, GoldenEye 007 e Call of Duty: Black Ops, há muitas críticas quanto ao serviço virtual da Big N. Shigeru Miyamoto, o gênio por trás das franquias Mario e Zelda, comentou sobre isso recentemente e acha injusto o modo como tratam o serviço online da Nintendo. Segundo ele, a Big N está “oferecendo experiências usando a internet, mas o foco é tentar distrair as pessoas, mesmo elas não estando conectadas”. Miyamoto ainda disse que a empresa japonesa está buscando formas de melhorar e serviço e deixou uma dúvida no ar, quando ponderou: “Precisamos exigir que jogadores paguem taxa mensais para aproveitar atividades online? Ou dá-los uma conta gratuita, mas oferecendo conteúdo exclusivo para aqueles que pagarem? Com esses modelos de negócios estamos sendo menos ativos do que deveríamos”.

and yet it moves sonic 4

Alguns analistas do entretenimento digital já afirmaram que o PlayStation 3 e o Xbox 360, aumentaram suas vidas úteis graças à tecnologia de movimentos e temem que, com o lançamento do 3DS, a Nintendo abandone o Wii da mesma maneira que deixou de lado o GameCube quando o DS foi disponibilizado no mercado. Porém, a Big N sabe que a situação de 5 anos atrás é diferente da atual, e não se esquecerá do Wii e suas mais de 80 milhões de unidades vendidas.

Tudo o que você quer e vai jogar em 2011


  • Wii: Apesar de poucos títulos, a qualidade dos mesmos está alta. Curta os principais lançamentos da caixa branca mais querida e… e… mais branca do universo.
  • The Legend of Zelda: Skyward Sword
O Zelda definitivo do Wii. Isso já diz tudo. Hora de voltar antes dos acontecimentos de Ocarina of Time e explicar o surgimento da Master Sword. Como ainda está 50% pronto, vá preparando os seus braços, pois o MotionPlus promete revolucionar uma das séries mais revolucionárias dos videogames com o variado arsenal do herói de gorro verde;

Zelda SS
  • Pikmin 3
Miyamoto havia dito, na E3 de 2009, que o terceiro Pikmin estava indo muito bem. No ano passado, também na E3, disse que não anunciou o game por haver muitos lançamentos de peso que o ofuscariam. Será que teremos que esperar até a E3 deste ano para o anúncio oficial? Ah não Shija! Queremos nos traumatizar o mais rápido possível com o assustador Pikmin branco!

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  • The Last Story
Um RPG japonês, que envolve diversas questões no qual você precisará salvar o mundo. Clichê? Sim, sem contar que o responsável pelo game é Hironobu Sakaguchi, que fundou a produtora Mistwalker, que está desenvolvendo The Last Story, após deixar a Square Enix. Era um dos mentores da série Final Fantasy e não são apenas os nomes de ambos os jogos que são parecidos, a qualidade também;

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  • The Conduit 2
O primeiro ainda divide opiniões, mas o segundo promete ser grandioso – tanto que no site oficial da Sega, está tratando o jogo como “a sequência épica”. Era para ter sido lançado no final de 2010, porém, devido à outros FPSs de peso, como GoldenEye 007 e Black Ops, a desenvolvedora High Voltage segurou-o para não ficar para trás. Terá suporte ao Classic Controller e o uso do MotionPlus será opcional;

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  • The Blob 2
Estava sendo chamado de The Blob: Underground e não será mais exclusividade do Wii, pois será lançado na concorrência. Promete melhorar a jogabilidade e cenários e, assim como o primeiro, haverá muita coisa para pintar e objetivos para concluir. Pode parecer infantil, mas é divertido e a dificuldade é crescente;

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  • Fatal Frame 2
Estamos tristes, animados e preocupados. Tristes por saber que o ‘novo’ episódio não é inédito e sim um remake. Animados em saber que é um remake de um dos melhores Fatal Frame de todos, Crimson Butterfly e terá visual melhorado e jogabilidade adaptada ao Wii. E preocupados por saber que assim como o Fatal Frame 4, não foi anunciado para o Ocidente. Pô, nós gostamos de borrar as calças com fantasmas também!

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  • Lost in Shadow
Foi lançado no Japão com o nome de Kage no Tou (algo como “A torre da sombra”) e na Europa, onde é chamado de A Shadow’s Tale. Foi lançado dia 4 de janeiro nos Estados Unidos com o nome de Lost In Shadow e será conhecido aqui no Brasil como “o jogo da sombra”. É um jogo de plataforma pretencioso da Hudson Soft, com técnicas que exigirão bom uso da sua massa cinzenta e com visual diferente;

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  • Inazuma Eleven Strikes
Futebol! Mas se você é um daqueles que pensam em realidade virtual, pare por aqui. A Level-5 está produzindo este game para a terra do sol nascente, e mescla RPG com o esporte mais amado do planeta. Vale ressaltar que tem visual de animé e você pode se transformar em diversas coisas, entre elas em um tigre (!?);

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  • F-Zero Wii
Este ainda é um mistério. Já faz algum tempo que a série F-Zero não dá as caras e, nada mais justo do que brindar o Wii com um episódio de corridas dinâmicas. Não houve um anúncio oficial por parte da Nintendo, mas as especulações dizem que a Capcom estaria desenvolvendo o jogo, segundo um funcionário que trabalha na empresa. Tomara que seja verdade! Já estamos na torcida!

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  • Vitality Sensor
A Nintendo com seus acessórios que nos fazem passar vergonha, com movimentos “estranhos” e rebolados comprometedores. Já tinha aparecido nas E3 anteriores e nunca mais se ouviu falar dele. Cammie Dunaway, a ex vice-presidente de vendas e marketing da Big N, falou que só seria apresentado este ano. Enquanto isso não acontece, estamos com medo do Vitality desde que Iwata o demonstrou e disse: “É só colocar o dedo, sentar e relaxar.” OMG!

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