E aí, Wii?
O console que ditou as regras da atual geração está enfrentando alguns problemas. Fãs “graficalistas” clamam para a Nintendo lançar uma versão HD do Wii, mas a empresa já afirmou que não pretende disponibilizar o console em alta definição. Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, disse em entrevista à revista americana Forbes que a empresa não vê a tecnologia como um fim, mas como uma ponte para a criação de grandes experiências. Ainda segundo ele, “sob o ponto de vista de hardware, estamos sempre olhando para as novas tecnologias. Mas, no fim, temos que encontrar uma maneira de fazer com que esta tecnologia crie uma experiência nova e única. Assim, quando pessoas falam sobre alta definição no Wii, dizemos que isso por si só não criará uma experiência nova. Portanto, não estamos interessados. Temos é que mirar em experiências inéditas capazes de balançar a indústria. A tecnologia precisa possibilitar isso, e não apenas ser nosso objetivo.” E ele tem razão, pois quando foi lançado, a proposta do Wii era a interação na jogabilidade e não no visual. Era mais do que previsível que com o passar do tempo, os gráficos se tornariam “ultrapassados” e não é uma opção HD que vai mudar a situação.
Mas a Big N está sabendo enfrentar esse desafio no visual em seus jogos: Kirby’s Epic Yarn ditou uma nova moda para a bolota rosa, com detalhes de costuras esplêndidos; Donkey Kong Country Returns com seus cenários variados mostrou que a Retro Studios incorporou a alma 2D da Nintendo e o tão aguardado Zelda: Skyward Sword promete impressionar no visual inspirado em Cézanne. Até mesmo empresas terceirizadas capricharam, como por exemplo, a Sega, que fez brilhar o console branco e a estrela de Sonic em Colors.
Se o diferencial nos gráficos está sendo muito bem executado, o futuro é incerto no quesito que a própria Nintendo inovou no mercado de entretenimento digital: movimentação. O avanço da concorrência com o Move, da Sony, e especialmente com o Kinect, da Microsoft, deixaram a tecnologia do Wii para trás e já iniciaram as especulações sobre o Wii 2. Satoru Iwata, o chefão da Big N, afirmou que “sempre que lançam um hardware, já estão pensando no sucessor. Porém, há uma grande diferença entre estudar o produto e anunciar o que é e quando será lançado. Ao mesmo tempo, é de grande importância para nossos negócios surpreender positivamente as pessoas. Você ficará surpreso com o nosso produto final se nós dissermos que ele está 3 anos adiantado?” Ele ainda disse que “infelizmente, a história do entretenimento também é a história de imitação. Uma grande ideia será copiada a menos que esteja protegida por patentes.” Se depender da regra de mercado de que um console dura 5 anos, ainda teremos que esperar até 2012 pelo próximo console. Provavelmente você se esqueceu de parabenizar seu console no mês passado pelos 4 anos de vida, mas como apagar velinhas para um eletrônico é coisa de doido, vamos deixar passar essa.
Enquanto o Wii é a realidade no mundo da Nintendo, espera-se uma maior utilização dos acessórios para, ao menos, competir com os concorrentes. Se pararmos para analisar, a Balance Board e até mesmo o MotionPlus não estão sendo muito utilizados e com o lançamento do Wii Remote Plus – o controle com a tecnologia do MotionPlus inclusa –, a Big N poderia incentivar outras empresas a usarem o controle para não ficarmos apenas com chacoalhões e inclinações. O recente acessório uDraw Tablet, desenvolvido pela THQ, trouxe uma ar de inovação para a caixa branca nintendista, mas tomara que a desenvolvedora seja amigável e permita que outras produtoras desfrutem do acessório.
Em relação aos games, há uma incerteza no ar. Note que a Nintendo já explorou suas principais franquias (Samus já metralhou inimigos em Metroid Prime 3 e em Other M; e Mario viajou duas vezes para o espaço) e em 2011, Skyward Sword encerrará a era Zelda no Wii. Possivelmente, Pikmin 3 apareça na Tokio Game Show, mas por enquanto, por parte da gigante japonesa não há mais promessas para o ano novo e então, o destaque fica para as desenvolvedoras terceirizadas. The Last Story, Lost in Shadow, The Conduit 2, Fatal Frame 2, The Blob 2 e Inazuma Eleven Strikes são alguns bons exemplos, mas ainda é muito pouco para o console de mesa líder de mercado. Vale ressaltar que todos foram anunciados para, no máximo, o primeiro trimestre do ano e você pode ver os principais detalhes desses games logo abaixo.
O serviço online do Wii também não anda bem. O Virtual Console não teve muitas novidades nos últimos meses e o WiiWare, apesar de não haver um grande apoio e divulgação da Nintendo, trouxe ótimos jogos, como Sonic The Hedgehog 4, And Yet It Moves, Fluidity, Cave Story, Gods vs Humans e Nelson Tethers: Puzzle Agent. Apesar de ter se esforçado em games com excelentes modos online, a exemplo de Monster Hunter Tri, GoldenEye 007 e Call of Duty: Black Ops, há muitas críticas quanto ao serviço virtual da Big N. Shigeru Miyamoto, o gênio por trás das franquias Mario e Zelda, comentou sobre isso recentemente e acha injusto o modo como tratam o serviço online da Nintendo. Segundo ele, a Big N está “oferecendo experiências usando a internet, mas o foco é tentar distrair as pessoas, mesmo elas não estando conectadas”. Miyamoto ainda disse que a empresa japonesa está buscando formas de melhorar e serviço e deixou uma dúvida no ar, quando ponderou: “Precisamos exigir que jogadores paguem taxa mensais para aproveitar atividades online? Ou dá-los uma conta gratuita, mas oferecendo conteúdo exclusivo para aqueles que pagarem? Com esses modelos de negócios estamos sendo menos ativos do que deveríamos”.
Alguns analistas do entretenimento digital já afirmaram que o PlayStation 3 e o Xbox 360, aumentaram suas vidas úteis graças à tecnologia de movimentos e temem que, com o lançamento do 3DS, a Nintendo abandone o Wii da mesma maneira que deixou de lado o GameCube quando o DS foi disponibilizado no mercado. Porém, a Big N sabe que a situação de 5 anos atrás é diferente da atual, e não se esquecerá do Wii e suas mais de 80 milhões de unidades vendidas.
Tudo o que você quer e vai jogar em 2011
- Wii: Apesar de poucos títulos, a qualidade dos mesmos está alta. Curta os principais lançamentos da caixa branca mais querida e… e… mais branca do universo.
- The Legend of Zelda: Skyward Sword
- Pikmin 3
- The Last Story
- The Conduit 2
- The Blob 2
- Fatal Frame 2
- Lost in Shadow
- Inazuma Eleven Strikes
- F-Zero Wii
- Vitality Sensor
Nenhum comentário:
Postar um comentário